top of page

OTL's Longa Duração

Nos programas de OTL de longa duração o jovem pode, em parceria com uma entidade, apresentar, desenvolver e executar o seu próprio projeto, adquirindo assim, experiência de trabalho, capacidades profissionais, competências profissionais, pessoais e relacionais, fomentando ainda o espírito empreendedor. Estes projetos têm a duração entre 262 e 396 horas.

2020

Projeto: “C19 – Boas práticas. Sê Consciente, Be Cool.”

Neste projeto temos como principal objetivo intervir ativa, criativa e positivamente nas áreas do associativismo, intervenção sociocultural e empreendedorismo jovem.

Através desta temática o jovem pretende chegar à população da sua residência, de modo a que se protejam a si e aos outros nestes tempos, que vivemos atualmente. Será propenso a que a jovem através desta atitude cívica desenvolva outros domínios de modo a enriquecer atitudes e competências.

Através de plataformas digitais serão transmitidas estas noções de forma divertida e apelativa aos jovens e às pessoas em geral.

Projeto: “A horta em casa”

Este projeto visa o jovem envolvido adquirir competências na área da agricultura e jardinagem, sendo um amante por natureza e todos os planos envolventes. Ao desenvolver este projeto o jovem em questão irá ainda fomentar outras competências ligadas aos domínios: Social e Pessoal.

Com um conjunto de atividades, que privilegiam as plataformas digitais, será objetivo oferecer formação não-formal nesta área.

Através de diversos vídeos e material digital será possível outros jovens ficarem a conhecer mais sobre agricultura e jardinagem, com técnicas práticas e acessíveis.

Projeto “PA – Perceber o Autismo”

O Projeto “PA – Perceber o Autismo” tem como principal objetivo dar a conhecer melhor e mais aprofundadamente o autismo e a sua realidade, partindo do ponto de vista do jovem autista. A ação decorrerá maioritariamente utilizando tecnologias digitais e de comunicação, como a criação de vídeos, de forma a aprofundar o conhecimento geral da população, promovendo uma melhor qualidade de vida ao indivíduo autista através da desconstrução do estereótipo que envolve esta temática.

2abrilautismo.png

Projeto: “Televoluntariado ARCSS”

Com o slogan “juntos somos mais fortes” este projeto é nos apresentado para fomentar o voluntariado. Uma jovem que ao ter o gosto pelo voluntariado e causas sociais, apresenta e trabalha um projeto onde pretende adquirir mais voluntários, para “trabalhar” à distância, tendo em conta este tempo de isolamento social, pretende-se fazer uma bolsa de voluntariado, convidando as pessoas a filmarem propostas divertidas para serem realizadas em casa. Desta forma todos juntos podem fazer um trabalho exemplar e lúdico pela comunidade. Este projeto acima de tudo traz uma lufada de ar fresco, depois do tempo que toda a gente passou e que agora é reinventado e dinamizado de forma diferente.

Para a jovem dinamizadora torna-se, para além do concretizar de um sonho, uma realidade que lhe fará a ela e a todos os envolvidos, o desenvolvimento de capacidades e competências de vários domínios.

104602683_3357005854333119_2597300247544
bottom of page