top of page

A Geração Z é uma ação de longa duração integrada no programa “Agora Nós” e promovida pelo IPDJ, tendo como objetivo incentivar a prática de voluntariado jovem, em diversas áreas de intervenção

Nos programas de OTL de longa duração o jovem pode, em parceria com uma entidade, apresentar, desenvolver e executar o seu próprio projeto, adquirindo assim, experiência de trabalho, capacidades profissionais, competências profissionais, pessoais e relacionais, fomentando ainda o espírito empreendedor. Estes projetos têm a duração entre 262 e 396 horas.

​

É um programa promovido pelo IPDJ que permite aos jovens participarem em projetos para a comunidade, por forma a ocupar os seus tempos livres. Com estes projetos é possível que os jovens desenvolvam capacidades e competências (pessoais, profissionais, sociais…). Desta forma o jovem obtém experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, conseguindo desenvolver o espírito empreendedor e adquirir diversas competências.

Os Campos de Férias estão inseridos no Programa Férias em Movimento do IPDJ que têm por objetivo ocupar de forma saudável os tempos livres dos/as jovens em períodos de férias letivas, de modo a fomentar o desenvolvimento de projetos úteis à comunidade.

Os programas OTL de curta duração congregam duas vertentes: intervenção sociocultural e técnico-científica; formativa. Em ambas as vertentes são desenvolvidas atividades lúdico/formativas, com duração entre 5 e 10 dias, em período de férias escolares

O Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é uma iniciativa de voluntariado juvenil, que decorre anualmente, no sentido de promover práticas no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.